Comunidade LGBTT e mídia — release extendido

header_evento

Com a repercussão do evento “Vamos discutir a relação – Mesa-redonda sobre Comunidade GLBTT e mídia“, são necessários alguns esclarecimentos ao grande público.

Em primeiro lugar, o evento foi organizado com a intenção de reunir blogueiros ou entusiastas de mídias sociais para debater a relação entre a comunidade GLBTT e mídia. Todos possuem formação na área de Comunicação Social, mas vale ressaltar que a primeira edição do “Vamos discutir a relação” não é um evento acadêmico. A proposta da mesa é ser o mais democrática possível: teremos, sim, eventos posteriores com exponentes de outras mídias e da academia, mas o foco no momento é trazer para dentro da Universidade os profissionais da área para exporem e trocarem suas experiências.

Aproveitando a vinda dos blogueiros do Nada Errado (blog de cultura gay de Belo Horizonte) para o YouPix, evento de maior porte sobre mídias sociais, reunimos outros profissionais com o perfil mencionado acima para uma discussão e debate com o público sobre como a comunidade GLBTT é tratada e representada pelas mídias. Embora organizado às pressas, houve o sentimento de oportunidade: não são apenas os alunos da USP que queremos trazer para dentro do auditório Lupe Cotrim. Queremos cativar também os leitores desses blogs para compartilharem conosco sua vivência.

O jornalista Neto Lucon foi escolhido por sua trajetória em veículos impressos e online sobre cultura GLBTT, e foi responsável pelo primeiro ensaio com transsexuais no portal Vírgula. Como vivemos em um importante momento de migração da cultura analógica para a digital, Neto é o representante da mesa que mais vivenciou esta mudança: além de escrever para a revista Junior por dois anos, mantém um blog pessoal alimentado diariamente. Também gostaríamos de ouvir dele um pouco mais sobre o preconceito dentro da própria mídia voltada para o público GLBTT – em diversos momentos, Neto demonstra uma especial atenção para a cultura trans, algo que não é tão abordado por outros veículos.

O Canal das Bee, terceiro convidado da mesa, traz informações, tira-dúvidas e mensagens em formato audiovisual. A interação com o público, especialmente na série de vídeos “Pergunte às Bee”, pauta não só a representatividade do público GLBTT, mas também nos ajuda a entender quais as necessidades e carências desse público frente às mídias. Muitas das respostas às perguntas tem caráter explicativo, e o canal do Youtube acaba servindo mesmo de ferramenta para a expressão daqueles que ainda não compreenderam como lidar  com sua sexualidade. Por não poder contar com nenhum outro meio, utilizam-se muitas vezes de perfis anônimos para dar vazão às suas dúvidas e dilemas.

Por fim, o autor de “Entre Irmãos”, Rafael Farias Teixeira, trará para a mesa como foi o processo de escrita de seu livro. O enredo da história gira em torno da temática da homossexualidade dentro da família. Embora o suporte seja diferente dos membros anteriores da mesa, Rafael utiliza a página do Facebook do livro como um dos principais meios de divulgação da sua obra. Ele poderá nos contar, passo a passo, como foi o processo de encontrar uma empresa disposta a editar seu livro, e quais os percalços entre escrever, divulgar e até mesmo vender o próprio livro.

Cada participante terá 15 minutos para contar sua trajetória e, após esse período inicial de exposição, abriremos a mesa para debate e perguntas do auditório. Nos 30 minutos finais, faremos o sorteio de exemplares do livro “Entre Irmãos”.

Futuramente, iremos nos articular com outras unidades e núcleos de pesquisa da Universidade para que as mesas “Discutindo a Relação” tornem-se um evento regular e com participantes de áreas mais diversas. Por ora, a discussão que trazemos nos pareceu urgente, inadiável e imprescindível. Estamos vivendo tempos de mudança, e é hora também dos articulistas de redes sociais darem as caras junto à Universidade para construirmos juntos uma Comunicação mais aberta, mais democrática, mais livre de preconceitos.

Compareçam todxs!

Um abraço, Gabriela César

Deixe um comentário

Arquivado em [ Acontece por aí... ]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.