Baccega e Toda y Terrero defendem a Educomunicação como prática cidadã

Primeira turma do curso de Licenciatura em Educomunicação com os palestrantes Baccega e Martinez.

Professora Maria Aparecida Baccega

A primeira de uma série de palestras do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, realizada no dia 1º de abril de 2011, contou com a presença dos professores convidados Maria Aparecida Baccega e José Martinez de Toda y Terrero e a mediação dos professores do curso, Roseli Figaro e Ismar de Oliveira Soares.

 A professora Baccega é pesquisadora de educomunicação, fundadora da revista Comunicação e Educação. Em sua palestra falou sobre o seu foco de pesquisa no surgimento de  uma nova variável histórica. Para ela, as linguagens da comunicação, ao serem apropriadas pela educação, permitem o melhor conhecimento da totalidade social, possibilitando formar o sujeito para o exercício da cidadania. A professora entende o papel do educomunicador como um mediador desse processo de formação de cidadãos.

Professor José Martinez de Toda y Terrero

 Já o professor Martinez, autor do clássico dos anos 80, Comunicação Grupal Libertadora, em sua palestra fez um retrospecto sobre o interagir da comunicação com a educação na América Latina. Ele destacou o papel dos movimentos populares em torno de uma comunicação libertadora. Lembrou o papel de Paulo Freire no Brasil e no Mundo, auxiliando na área da comunicação. Perguntado sobre o uso das mídias na América Latina nos anos 70 e 80, o professor Martinez criticou a influência dos meios massivos, pois não abriam espaço para a participação popular. Na atualidade, o professor destaca que o uso da internet supera o dos meios tradicionais.

 No final da palestra, os alunos do curso de Licenciatura em Educomunicação fizeram perguntas aos convidados.

Mauricio Silva pergunta sobre a possibilidade de surgirem outros cursos de Educomunicação nos demais países da América Latina.

Leandro pergunta para a professora Baccega se haverá resistência à ação educomunicativa na mídia e como enfrentá-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em [ Nossos textos ], [ Passaram por aqui ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s