Lançamento de Cruz e Sousa, livro de Paola Prandini

Na próxima segunda-feira, nossa colega Paola Prandini, educomunicadora e mestranda na ECA-USP, lançará o livro “Cruz e Souza” na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo).

Fica a dica para este evento que começará às 19h.

Cruz e Sousa, livro de Paola Prandini

Vanguardista, ousado, combativo. Esses são alguns dos adjetivos que bem descrevem a personalidade de João da Cruz e Sousa. Nascido em 24 de novembro de 1861, ainda durante a vigência da escravidão, e falecido em 1898, neste mês de novembro celebram-se os 150 anos de seu nascimento. É com o objetivo de contar a história desse importante expoente da literatura brasileira que a jornalista e educomunicadora Paola Prandini escreveu Cruz e Sousa (Selo Negro Edições, 136 páginas, R$ 22,00), oitavo volume da Coleção Retratos do Brasil Negro.

Somente há alguns anos os especialistas resgataram as obras de Cruz e Sousa, conferindo-lhe o devido reconhecimento. “Foi principalmente póstuma a celebração do poeta, que deveria ter sido honrado ainda em vida, mas que, por ter nascido filho de escravos, ser negro e ter morrido na miséria, não obteve reconhecimento de sua grandeza em vida”, afirma Paola Prandini, que, atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP, tendo como foco a pesquisa educomunicativa com viés étnico-racial.

Ao resgatar a história de Cruz e Sousa, o livro faz um panorama histórico de sua época, reproduz o texto de cartas que ele enviou a amigos e compila toda a sua produção literária. Trata-se, portanto, de um retrato fiel de um dos nossos maiores escritores

Retratos do Brasil Negro

 A Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora dos movimentos sociais e da diáspora africana no Brasil e no mundo, tem como objetivo abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra. Outros volumes: Abdias Nascimento, João Candido, Lélia Gonzalez, Luiz Gama, Nei Lopes, Sueli Carneiro e Lima Barreto.

A autora

Paola Prandini é jornalista pós-graduada em Gestão da Comunicação e mestranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Cocriadora do projeto Dandaras (composto por fanzine e programa de rádio de mesmo nome, veiculado na rádio Gazeta AM entre os anos de 2005 e 2008), é sócia-fundadora da consultoria AfroeducAÇÃO e educomunicadora. É ainda integrante do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP, bem como da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP).

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em [ Acontece por aí... ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s