Educomunicadores: José Soró e Comunidade Cultural Quilombaque

José Queiroz, 48 anos em 2012, conhecido por Soró, é consultor de desenvolvimento institucional, já tendo participado de projetos educacionais para adolescentes, usando a arte contra a violência. O grupo Quilombaque foi formado em 2005 pelos irmãos Dedê, Clevinho e Fofão, e quando Soró encontrou o grupo em 2007: “Aderi imediatamente. Eles possuíam um senso de autonomia, de conhecimento de suas raízes, forte sentimento de identidade, criativos, com uma impressionante capacidade gregária. E a surpresa, apesar de mal saberem, a Firmeza Permanente dos Queixadas, ali, vivas. Um original quilombo urbano. O orgasmo do Paulo Freire”  (SORÓ, em depoimento escrito que pode ser lido na íntegra aqui)

clique para acessar facebook de Soro

clique para acessar facebook de Soro

Preocupado em garantir a sustentabilidade da proposta dos jovens, organizou o grupo para responder às exigências institucionais e buscar financiamentos no poder público. Hoje o Quilombaque é muito maior, agregando centenas de jovens participantes de vários grupos, envolvidos em projetos de intervenção urbana usando a arte, teatro, saraus, educação ambiental e resgate da memória do bairro, com destaque especial para a luta sindical dos Queixadas e a transformação da abandonada Fábrica de Cimento Portland de Perus num Centro Cultural do Trabalhador.

Descubra mais sobre a Comunidade Quilombaque:

http://aodcnoticias.blogspot.com.br/2012/09/quilombaque-arte-de-resistir-comemora.html

http://comunidadequilombaque.blogspot.com.br/2009/09/mapeamento-perus-e-regiao.html

http://www.ruafotocoletivo.com/blog/2015/9/29/quilombaque-10-anos-de-resistncia-2 Reportagem muito completa, escrita pela colega Jéssica Moreira.

No vídeo abaixo Soró fala sobre a Fábrica de Cimento Portland de Perus

E nesta retrospectiva vemos um pouco das realizações da Comunidade Cultural Quilombaque. Na trilha sonora, Cordel do Fogo Encantado:

Deixe um comentário

Arquivado em Educomunicadores

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s