Educomunicadores: Carlos Lima e o Programa Nas Ondas do Rádio

Professor Carlos, no lado direiro do professor Ismar e junto com alunos e monitores do curso Licenciatura em Educomunicação. Novembro de 2012.

Professor Carlos, ao lado do professor Ismar
e junto com alunos e monitores do curso
Licenciatura em Educomunicação. Aula de 14 de Novembro de 2012.

O professor Carlos Alberto Mendes Lima foi radialista, como Kaplún, antes de ser professor de inglês em escolas de ensino fundamental da Prefeitura de São Paulo, na região de São Miguel e Itaim Paulista. Nas escolas onde trabalhou desenvolveu projetos de rádio escolar e protagonismo juvenil para promover uma cultura de paz, isso ainda antes do curso Educom.Rádio desenvolvido pelo NCE / USP entre 2002 e 2003.

Após o curso, empenhou-se na manutenção do projeto, que se transformou no Programa Nas Ondas do Rádio, do qual é o coordenador, trabalhando na Diretoria de Orientações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.  Em 2015 o Programa foi transformado no Núcleo de Educomunicação.

O Nas Ondas do Radio foi pioneiro numa série de propostas que buscam mudar as atividades das escolas públicas do município, ensinar os professores a usarem tecnologias na escola e empoderar os alunos. Há, por exemplo, o projeto Imprensa Jovem, em que alunos de ensino fundamental viram repórteres e transformam os laboratórios de informática em agências de mídia.

Ainda hoje o uso do rádio escolar é indicado pelo Programa como recurso de comunicação que favorece a aprendizagem e a cultura de paz na escola; no entanto o professor Carlos avançou a proposta, fazendo parceria com os professores da rede que exercem a função de POIE: Orientador de Informática Educativa.

A ideia de juntar a linguagem jornalística e a educomunicação às TICs (tecnologias de informação e comunicação) foi tão eficiente que os gestores do programa de informática educativa desenvolveram sua própria proposta educomunicativa, em parceria com o portal Educarede da Telefônica e o Museu da Pessoa. O projeto, desenvolvido em 2008, se chamava Memórias em Rede#. Outros projetos surgiram posteriormente na área de TICs, como o Minha Terra, com coordenação de Claudemir Viana, ainda em parceria com o Educarede, e mais recentemente o Minha escola é notícia, já sem a parceria.

Carlos também se empenhou na implementação da Lei Educom (lei municipal nº 13.941, de 28 de dezembro de 2004), que instituiu a educomunicação como política pública na cidade, independente de qualquer governo, e viabilizou a abertura de edital para contratar especialistas educomunicadores; contratados com este nome mesmo em sua função; para ajudar na formação dos professores da rede municipal, tanto no uso da tecnologias, quanto no desenvolvimento de projetos educomunicativos.

Aqui levanto apenas uma pista, mas a importância do professor Carlos é notória, justamente por ter feito aquilo que mais caracteriza o educomunicador: propor o diálogo e mediar as relações entre as pessoas e entre as pessoas e as tecnologias.

Nos vídeos abaixo, vemos Carlos Lima apresentando o Kit Educom (uma série de vídeos disponíveis no youtube), ensinando a usar o audacity (já no processo de ligação com a Informática Educativa) e sendo entrevistado pela Enterprise TV (matéria bem completa, que vale a pena ser vista).

3 Comentários

Arquivado em Educomunicadores

3 Respostas para “Educomunicadores: Carlos Lima e o Programa Nas Ondas do Rádio

  1. Pingback: Educomunicadores: Ana Paula Escudeiro e a Rádio Jaceré FM | Educom USP

  2. Pingback: Educomunicadores: Marcelo Santos e a TV Cedro Rosa | Educom USP

  3. Pingback: Educomunicadores: Gracia Lopes e o Cala Boca Já Morreu | Educom USP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s