Educomunicadores: Ana Luisa Anker e sua produção colaborativa de animação

Ana Luisa Anker é professora, com experiência com educação infantil, informática educativa e produção de vídeos.

Sua principal (mas não única…) atividade educomunicativa é a orientação da produção de animações colaborativas. No site http://www.contosinterativos.com/equipe.html clique na sua imagem e ouça ela própria contar um pouco da sua história e como começou esta atuação. A convite do professor Ismar de Oliveira Ana Luisa realizou uma imersão educomunicativa com os alunos do curso de Licenciatura em Educomunicação, que produziu a animação “O Resgate” em 2011 (vale a pena clicar para ver).

Em 2012 o vídeo “Me perdi e me achei no Brasil” foi premiado no 4º Simpósio Hípertexto e Tecnologias na Educação.

Veja abaixo este trabalho e na sequência relato da própria Ana Luisa sobre sua produção. Ótima sugestão de como produzir mídia de forma colaborativa e educomunicativa, rompendo os limites do espaço graças à tecnologia.

Processo de produção de uma animação colaborativa por Ana Luiza Anker

Vocês estão me pedindo que descreva como fizemos o Me perdi e me achei no Brasil. Então aí vai:

O filme foi concebido, desenhado e montado por crianças de 2 classes da 4a série do ensino fundamental, uma em Fortaleza e outra em Villejuif, França.

Porque França e Brasil? A concepção e o projeto político pedagógico tem a ver com a ocasião: o “Ano da França no Brasil”, em 2009. Eu queria montar uma história coletiva que contemplasse a cultura dos dois países e permitisse promover a troca entre eles.

Fiz parceria com uma brasileira que mora na França. Juntas organizamos a parte pedagógica e as oficinas e escolhemos itens que pudessem emblematizar as culturas brasileira e francesa. O nordeste é muito rico na literatura de cordel, impressa com xilogravura. Fernand Léger é um pintor francês que influenciou muitos brasileiros.

Enviamos alguns exemplares de literatura de cordel para a classe da França. Por outro lado, preparei uma apresentação para as crianças brasileiras tomarem contato com a arte de Léger. Tomamos ainda o cuidado de trocar fotos das cidades de forma a ambientar as crianças. Também preparamos antecipadamente uma agenda para o aguardado primeiro encontro.

Tanto na França quanto no Brasil, as oficinas foram realizadas em duas etapas: uma preparatória e uma outra de encontros face-a-face via skype.

Na primeira oficina só com os brasileiros, fizemos uma viagem virtual pela França através do Google Earth, e colocamos o tema da história – uma criança que vem ao Brasil e se perde. As crianças brasileiras caracterizaram o personagem. Também mostramos para as crianças como funciona uma web-conferência. O mesmo foi feito na França.

Na primeira oficina por skype: as crianças se conheceram. Usei um telão, as crianças puderam ficar quase em escala real. Muita novidade! Depois de se apresentarem, as crianças brasileiras e francesas discutiram seus personagens. Os franceses contaram que havia irmãos gêmeos em sua sala e sugeriram que a historia não tivesse um personagem só, mas dois. As crianças brasileiras toparam. Este é um exemplo de criação coletiva. Os dois grupos pactuam o que querem da história.

Seguiram-se 3 oficinas de criação via skype e 3 oficinas em separado que incluíram a produção dos cenários, personagens e objetos de cena. As animações foram executadas por mim.

A UFC Virtual forneceu apoio logístico e financeiro e os universitários participaram ativamente dos encontros com os alunos. Dei uma consultoria de criação de história coletiva para os alunos da UFC Virtual.

Deixe um comentário

Arquivado em Educomunicadores

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s