Educomunicadores: Pedro Markun e a Transparência Hacker

“Prefiro que as pessoas me definam pelas minhas práticas do que por aquilo que eu me denomino”, disse Pedro Markun em entrevista à Democracia Viva.

Foto: Fabiano Accorsi Ilustração: Marcos Mulle Fonte: migre.me/cpfGu

Foto: Fabiano Accorsi Ilustração: Marcos Mulle Fonte: migre.me/cpfGu

Qual a relação entre Hacker, Política e Educomunicação (este campo de atuação entre a Educação e a Comunicação)? Ouvindo Pedro Markun falar e vendo a atuação de seu grupo criado em 2009, chamado de Comunidade Transparência Hacker: http://thacker.com.br/, vejo muitos pontos de contato.

Uma das propostas do grupo é, com suas habilidades de programação, criarem aplicativos para acessar de forma fácil e até lúdica informações sobre o funcionamento do governo. Markun diz que o Hacker é um curioso, alguém que quer saber, e assim aprende como fazer coisas incríveis. A proposta do seu grupo é utilizar seus talentos para o bem, para abrir as informações e convocar os cidadãos a participarem da gestão, supervisionando os políticos, propondo novas leis e construindo uma nova políca.

Como nem tudo pode ser virtual, à distância, o grupo conseguiu patrocínio para levar conhecimento e acesso às comunidades, com o singular projeto do Ônibus Hacker. Agora dizem sonhar com a criação de uma Barco Hacker no Pará.

Diz Markun: “Este mundo novo esta propondo novas formas e novos modelos de trabalho”. Talvez o educomunicador seja uma destas formas e creio que os ativistas da Transparência Hacker se aproximam muito desta nova função social.

Neste link há informações mais detalhadas sobre a proposta:

A ideologia por trás da Transparência Hacker

E nesta entrevista Markun fala coisas que merecem ser ouvidas.

Deixe um comentário

Arquivado em Educomunicadores

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s