Educomunicadores: Paulo Teles e a Árvore dos Desejos

Paulo Cesar Teles

Paulo  Teles é professor de Graduação em Midialogia e chefe do departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp. Músico, exímio na produção de vídeos e animações, foi convidado a realizar e orientar projetos com os alunos do curso de Licenciatura em Educomunicação devido a sua experiência com atividades educomunicativas.

Teles atua na área de Comunicação, Arte e Educação, com ênfase em novas interfaces de comunicação, mídias interativas, direção de vídeo e TV, cinema, música, animação digital e analógica, e tecnologia educacional, na qual pruduziu e dirigiu intalações artísticas multimídia e interativas, obras de ficção, documentais, institucionais educativas e comerciais para cinema, TV e institucionais, com trabalhos produzidos e exibidos em vários países. Com ampla vivência também na área de EaD, Teles ainda atua na formação de professores e orientação de projetos no Programa Nas Ondas do Rádio da Prefeitura de São Paulo.

Seu projeto recente de maior destaque é a “Árvore dos Desejos”, que conjuga educação ambiental, produção de mídias e melhora do ecossistema comunicativo. Feito sobretudo em escolas do Brasil e de outros países, neste projeto professores, alunos ou participantes são orientados a recolher materiais recicláveis, discutir sobre consumo sustentável e produzir mídias (vídeos, fotos e narrações em áudio) sobre os desejos e sonhos de cada participante, que são divulgados numa árvore artificial produzida com os materiais coletados. Os produtos de mídia são ativados por sensores através de um sistema eletrônico concebido pelo professor Teles e desenvolvido por um de seus parceiros, Aidan Boyle.

Árvore dos Desejos produzida no Brasil

Árvore dos Desejos produzida no Brasil

Árvore dos Desejos produzida em Portugal

Árvore dos Desejos produzida em Portugal

Seu desejo é agrupar as muitas árvores feitas em várias escolas e locais numa grande exposição Floresta dos Desejos.

Vale a pena também assistir este vídeo sobre outro projeto de Paulo Teles: Tochless Multimedia Sensorial Interface.

 

Deixe um comentário

Arquivado em Educomunicadores

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s