A importância de ler/ouvir/sentir as narrativas “não oficiais”

por: Mauricio Virgulino Silva

Ontem no evento Educomunicando ( http://educomunicando.org/ ) o assunto das ocupações das escolas, ações do governo (em letras minúsculas) do estado de São Paulo sobre a “reorganização” das escolas com certeza apareceu.

Falou-se sobre Ética na relação entre Comunicação e Educação.

Os professores Paulo Nassar, Daniel Pansarelli, Gilson Schwartz e Marciel Consani falaram sobre a disputa na produção de narrativas.

Estamos imersos em uma briga por espaço nos meios de comunicação, onde narrativas contraditórias (e ás vezes sensacionalistas) são o tempo todo lançadas para ganhar adeptos que lêem superficialmente as notícias.
E normalmente a narrativa oficial ganha mais espaço por teoricamente ser mais representativa.

Daí a urgência em procurarmos ouvir/ver/sentir as narrativas “alternativas”, pois não se pode ignorar as imagens e textos publicados por alunos das escolas estaduais, por jornalistas, educadores, pais que visitam as escolas,
Não dá também para ignorar as produções feitas por alunos de outras escolas que apoiam o movimento das ocupações.

A importância de escutar as narrativas “alternativas” também se faz presente para contrapor a narrativa oficial sobre a história dos negros, das mulheres, dos indigenas, dos migrantes… etc

Infelizmente ainda a grande mídia e grande parte da população apenas lê/ouve/sente o que é dito “oficialmente”. E com isso vamos fazendo nossa história única oficial excludente.

Deixe um comentário

Arquivado em [ Atividades da Licenciatura em Educomunicação ]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s